a análise e avaliação das demonstrações contábeis e dos controles organizacionais, buscando adequação de procedimentos, clareza, segurança e economia. A Ancora Business Consulting trabalha com abordagens diferenciadas de auditoria de acordo com o porte e a necessidade de cada empresa ou projeto. Tudo é sistematicamente planejado e discutido para que todas as rotinas sejam realizadas em prazos, investimentos e benefícios compatíveis com a natureza de cada necessidade.
É o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de “Parecer dos Auditores Independentes” sobre a adequação das demonstrações contábeis.
Demonstrações contábeis sujeitas à auditoria:
A avaliação da eficácia dos Controles Internos Operacionais é fator decisivo para a organização.
Otimizar processos, validar riscos e controles e propor soluções práticas é o papel primordial da Auditoria Operacional.
A atual dinâmica empresarial não permite que as abordagens de auditoria sejam padronizadas. Cada organização merece ser vista como única em seus objetivos, carências, necessidades e pontos fortes.
Veja alguns exemplos de áreas onde Auditoria Operacional pode atuar:
Análise de Riscos nas Operações:
Revisão de Fluxos Operacionais:
Auxílio à Gestão e Outros Trabalhos:
Existem outras abordagens que exigem trabalhos de auditoria não convencionais.
Exemplos de Trabalhos Especiais de Auditoria:
Auditoria e gestão empresarial são dois aspectos que andam lado a lado, e precisam trabalhar juntos para que haja excelência. O auditor é responsável por analisar as demonstrações e registros administrativos.
Esse profissional atua ao lado do contador, e tem como função manter a saúde administrativa da empresa. Por isso é fundamental que o auditor tenha contato direto com o gestor, com quem manterá um diálogo aberto e honesto a respeito da empresa.
Entenda a importância de manter auditoria e gestão empresarial caminhando lado a lado
A saúde financeira de uma empresa é algo complexo e absolutamente frágil. Se tudo não for devidamente monitorado, arquivado e acompanhado, pode ocorrer um erro que levará a perdas estrondosas.
Por isso as empresas precisam de um contador que ajuda a organizar e a recuperar a sanidade contábil da empresa. Mas isso não basta. Manter uma auditoria também é fundamental para identificar e corrigir convergências contábeis.
O auditor atua diretamente ao lado do contador, reafirmando aquilo que foi apurado por ele, e bloqueando qualquer margem de erro. Além disso, a auditoria cobre lacunas que existem no processo de compra e venda com fornecedores ou clientes, e revisa esse processo para garantir que não haverá nenhuma intermitência ao final.
Com isso a empresa estará blindada contra fraudes e problemas que poderiam vir a surgir referentes à atividade econômica.
Um gestor deve apreciar a auditoria, e trabalhar juntamente para que tudo seja devidamente mencionado, atuando de forma transparente e honesta. Isso dirá muito sobre a empresa, e com certeza será apreciado pelos acionistas.
È uma tendência quase natural que as auditorias estejam cada vez mais presentes dentro das empresas. Seja para garantir os cuidados contra fraudes, ou para provar a sua idoneidade, as grandes empresas estão apostando cada vez mais nos serviços de auditorias, inclusive quando não há a obrigatoriedade.
Auditoria e gestão empresarial estão interligadas quando o assunto é manter a empresa em segurança e acima de tudo é uma estratégia que ajuda a desenvolver um controle interno fundamental para o crescimento saudável da empresa.